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Rosana Paulino

São Paulo, Brasil, 1967. A artista vive e trabalha em São Paulo.


Doutora em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São
Paulo – ECA/USP, é especialista em gravura pelo London Print Studio, de Londres e
bacharel em Gravura pela ECA/USP. Foi bolsista do Programa Bolsa da Fundação Ford nos
anos de 2006 a 2008 e CAPES de 2008 a 2011. Em 2014 foi agraciada com a bolsa para
residência no Bellagio Center, da Fundação Rockefeller, em Bellagio, Itália.


Como artista vem se destacando por sua produção ligada a questões sociais, étnicas e de
gênero. Seus trabalhos têm como foco principal a posição da mulher negra na sociedade
brasileira e os diversos tipos de violência sofridos por esta população decorrente do racismo
e das marcas deixadas pela escravidão.

​

Ganhadora dos prêmios MUNCH Award (2024) e Konex Mercosur (2022).


Possui obras em importantes museus tais como MAM – Museu de Arte Moderna de São
Paulo; Pinacoteca do Estado de São Paulo; MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis
Chateaubriand; Malba – Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires; UNM –
University of New Mexico Art Museum, New Mexico, USA e Museu Afro-Brasil, São Paulo.


Tem participado ativamente de diversas exposições, tanto no Brasil como no exterior, das
quais se destacam as individuais Diálogos do Dia e da Noite, Mendes Wood DM, Nova York (2025);  Novas Raízes, Casa Museu Eva Klabin, Rio de Janeiro (2024); Amefricana, Malba, Buenos Aires (2024);
Nascituras, Mendes Wood DM, Brasil (2023); The Liability of Threads, Kunstverein Braunschweig
Braunschweig, Alemanha (2022); O Tempo das Coisas, Mendes Wood DM Bruxelas,
Bélgica (2022); Paraíso Tropical, The Frank Museum of Art, Otterbein University, Ohio,
Estados Unidos (2019); Rosana Paulino: A Costura da Memória, Pinacoteca do Estado de
São Paulo, Brasil (2018);


Destacam-se ainda as participações nas exposições coletivas Utopia. The Right to Hope, Kunstmuseum Wolfsburg, Wolfsburg, Alemanha (2025); Histórias da Ecologia, MASP - Museu de Arte de São Paulo, São Paulo, Brasil (2025); Artists Who Wear Jewelry, d’Ouwe Kerke, Retranchement, Países baixos, (2025); Tromba D'água, Museu do Amanhã, Rio de Janeiro, Brasil (2025); MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: figura e paisagem, palavra e imagem, Pinacoteca do Ceará, (2025); Fortaleza, Brasil (2025); Negra Arte Sacra, Axé Ile Obá, São Paulo, Brasil (2025); Afro Brasilidade, FGV Arte, Rio de Janeiro, Brasil (2025); Ancestral, Centro Cultural Banco do Brasil, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, e Brasília, Brasil (2025); Dignidade e luta: Laudelina de Campos Mello, Instituto Moreira Salles, Poços de Caldas, Brasil (2025); Mulheres no Acervo, Centro Cultural São Paulo, São Paulo, Brasil (2025); Cartographies for after the end, Centre Pompidou-Metz, Metz, França (2025); Ancestral, Museu de Arte Brasileira / FAAP, São Paulo, Brasil (2024); Project a Black Planet: The Art and Culture of Panafrica, Art Institute of Chicago, Chicago, USA (2024); Hackeando o Poder, Museu da República, Rio de Janeiro, Brasil (2024); The Lives of Animals, Museum of Contemporary Art, Antwerp, Bélgica (2024); Rio: a medida da terra, Galeria Flexa, Rio de Janeiro, Brazil (2024); Um defeito de cor, SESC Pinheiros, São Paulo, Brazil (2024); DOS BRASIS, SESC Belenzinho, São Paulo e SESC Quitandinha, Rio de Janeiro, Brasil (2024); Atlântico Vermelho, UN, Geneva, Suiça (2024); Antes e Agora, Longe e Aqui Dentro, Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, Brasil (2024); O Legado Burle Marx, MAM-Rio, Rio de Janeiro, Brasil (2024); 35a Bienal de São Paulo – Coreografias do impossível, São Paulo (2023); Dos Brasis: Arte e pensamento negro, Sesc Belenzinho, São Paulo (2023); Expression(s) décoloniale(s), Châteaus des ducs de Bretagne, Nantes (2023); Um Oceano para lavar as mãos, Centro Cultural Sesc Quitandinha, Petrópolis (2023); “Quilombo: vida, problemas e aspirações do negro”, Inhotim, Brumadinho, Brasil (2022); Social Fabric: Art and Activism in Contemporary Brazil, Visual Arts Center Austin, Estados Unidos (2022); Mostra CCSP 2022, CCSP – Centro Cultural São Paulo, São Paulo, Brasil (2022); Um defeito de cor, Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro (2022); A Natural Turn, DePaul Art Museum, Chicago (2022); Empowerment, Wolfsburg Kunstmuseum, Wolfsburg, Alemanha (2022); Histórias Brasileiras, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo (2022); Desvairar, Sesc Pinheiros, São Paulo (2022); 59th Internacional Bienalle di Venezia – The Milk of Dreams, Veneza (2022).

Créditos da Foto: Rodrigo Ladeira

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