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Rosana Paulino


São Paulo, Brasil, 1967. A artista vive e trabalha em São Paulo.


Doutora em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São
Paulo – ECA/USP, é especialista em gravura pelo London Print Studio, de Londres e
bacharel em Gravura pela ECA/USP. Foi bolsista do Programa Bolsa da Fundação Ford nos
anos de 2006 a 2008 e CAPES de 2008 a 2011. Em 2014 foi agraciada com a bolsa para
residência no Bellagio Center, da Fundação Rockefeller, em Bellagio, Itália.


Como artista vem se destacando por sua produção ligada a questões sociais, étnicas e de
gênero. Seus trabalhos têm como foco principal a posição da mulher negra na sociedade
brasileira e os diversos tipos de violência sofridos por esta população decorrente do racismo
e das marcas deixadas pela escravidão.


Possui obras em importantes museus tais como MAM – Museu de Arte Moderna de São
Paulo; Pinacoteca do Estado de São Paulo; MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis
Chateaubriand; Malba – Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires; UNM –
University of New Mexico Art Museum, New Mexico, USA e Museu Afro-Brasil, São Paulo.


Tem participado ativamente de diversas exposições, tanto no Brasil como no exterior, das
quais se destacam as individuais Rosana Paulino
Amefricana, 
Malba, Buenos Aires (2024);

Nascituras, Mendes Wood DM, Brasil (2023); The Liability of Threads, Kunstverein Braunschweig
Braunschweig, Alemanha (2022); O Tempo das Coisas, Mendes Wood DM Bruxelas,
Bélgica (2022); Paraíso Tropical, The Frank Museum of Art, Otterbein University, Ohio,
Estados Unidos (2019); Rosana Paulino: A Costura da Memória, Pinacoteca do Estado de
São Paulo, Brasil (2018); Atlântico Vermelho, Padrão dos Descobrimentos, EGEAC, Lisboa,
Portugal (2017); Mulheres Negras – Obscure Beauté du Brésil, Espace Cultural Fort Grifoon
à Besançon, França (2014); Assentamento, Museu de Arte Contemporânea de Americana,
São Paulo (2013); Tecido Social, Galeria Virgílio, São Paulo (2010) e Rosana Paulino: Obra
Gráfica
, Galeria Nello Nuno, Fundação de Arte de Ouro Preto (2007).


Destacam-se ainda as participações nas exposições coletivas 35a Bienal de São Paulo – Coreografias do impossível, São Paulo (2023); Dos Brasis: Arte e pensamento negro, Sesc Belenzinho, São Paulo (2023); Expression(s) décoloniale(s), Châteaus des ducs de Bretagne, Nantes (2023); Um Oceano para lavar as mãos, Centro Cultural Sesc Quitandinha, Petrópolis (2023); “Quilombo: vida, problemas e aspirações do negro”, Inhotim, Brumadinho, Brasil (2022); Social Fabric: Art and Activism in Contemporary Brazil, Visual Arts Center Austin, Estados Unidos (2022); Mostra CCSP 2022, CCSP – Centro Cultural São Paulo, São Paulo, Brasil (2022); Um defeito de cor, Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro (2022); A Natural Turn, DePaul Art Museum, Chicago (2022); Empowerment, Wolfsburg Kunstmuseum, Wolfsburg, Alemanha (2022); Histórias Brasileiras, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo (2022); Desvairar, Sesc Pinheiros, São Paulo (2022); 59th Internacional Bienalle di Venezia – The Milk of Dreams, Veneza (2022); Afro-Atlantic Histories, National Gallery of Art, Washington DC (2022); Por muito tempo acreditei ter sonhado que era livre, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil (2022); Brasilidade: Pós-modernismo, Centro Cultural Banco do Brasil (2022); Espaços do Ainda, Paço Imperial, Rio de Janeiro (2022); Global Positioning, Public Art Foundation, Nova Iorque, Chicago, Boston (2022); 22nd Sydney Biennial, Sydney (2020); Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros, Instituto Moreira Salles, São Paulo (2020); 21ª Bienal Sesc VideoBrazil, Sesc 24 de Maio, São Paulo (2019); Slavery in the Hands of Harvard, Harvard University, Massachusets (2019), Histórias Afro-Atlânticas, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo(2018);TERRITÓRIOS:Artista Afrodescendentes no Acervo da Pinacoteca, Pinacoteca do Estado de São Paulo, SP (2015); Roots and More: The Journey of the Spirits, Afrika Museum, Berg en Dau, Holanda (2009); Áfricas-Américas: Encuentros Convergentes: Ancestralidad y Contemporaneidad, Bienal de Valencia, Valencia, Espanha (2007); , Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (2007).

Créditos da Foto: Rodrigo Ladeira

Currículo

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